Como ser um motorista exemplar ao dirigir de noite.



Muita gente tem vida social ativa no período noturno, tem demandas de trabalho ou simplesmente prefere dirigir no período da noite. Revisar os pontos a seguir, pode ser importante para conduzir seu veículo com tranquilidade e de forma exemplar nestas ocasiões. Veja:

Faróis acesos.

Pode ser básico demais para ser mencionado, mas ao ligar um veículo de noite, o farol deve estar ligado na lanterna regular, de modo que seja iluminada a área ao redor de onde o veículo esteja estacionado antes de dar a partida. A menos que você vá dirigir na estrada. 

Como se sabe, a lanterna alta é apenas para situações de neblina em regiões urbanas, locais sem iluminação ou em estradas com baixa visibilidade.


Aproveite para observar a presença de animais ou pessoas que costumam se sentar ou se posicionar entre um veículo e outro conforme necessidade em vias públicas.


Se o seu farol estiver amarelado, procure resolver esse problema para não comprometer a luminosidade do mesmo. Há produtos que facilitam a limpeza ou um profissional qualificado pode dar um suporte mais proveitoso nesse sentido.

Seja um motorista exemplar checando o essencial.


Acompanhe regularmente se o abastecimento do seu automóvel atende a sua demanda na direção a cada saída, verificando não apenas o nível de combustível, mas também as condições do óleo e da calibragem dos pneus.
 

Verifique se o triângulo sinalizador e o macaco  estão dentro do seu porta-mala. E use o cinto se segurança.
Se for transportar crianças, use os tipos de cadeirinhas indicados pelo DETRAN.

Evite distrações.

Celulares e gadgets afetam a concentração. Mantenha esses equipamentos desligados ou no modo silencioso, sem vibração para não se desconcentrar.
Lembre-se: uma simples olhada em uma notificação pode gerar tumulto e até acidentes no trânsito. 


Som e volume.

Evitar dirigir com o som alto é primordial para não afetar as habilidades de condução tanto do motorista, como de quem dirige ou se desloca ao seu redor. O bom senso é um excelente aliado neste quesito.


Respeite o limite de velocidade.

Não exceda o limite de velocidade indicado na sinalização, mesmo se o lugar aonde estiver dirigindo esteja tranquilo.

 
Agindo com prudência na direção, você pode minimizar qualquer possibilidade de viver um contratempo desagradável, seja o seu veículo  um carro, uma moto, uma van ou até mesmo um caminhão.



Cuidado ao mudar de faixa.

Sinalize sempre e planeje a troca de faixa dependendo da via aonde estiver conduzindo.
Muitas pessoas acabam por se desgastar ou se acidentarem, por não terem se preparado com antecedência para trocar de faixa em uma pista cheia, em horário de rush.


Observando as dicas acima, você se lembra de alguém que tenha todos esses cuidados ao dirigir de noite?
Se a resposta for afirmativa, se inspire! A pessoa que lhe veio a mente é um motorista exemplar.

Leia também:

➥ Três coisas que podem estar deixando o seu celular lento demais.


Postar um comentário

0 Comentários