Imagem: Divulgação. |
A mostra “Paisagens do Universo” – baseada na exposição Paisagens Cósmicas da Terra ao Big Bang (2009) está disponível online para visitação, através de uma parceria da Prefeitura de Cotia (Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer), e o Catavento Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.
A realização é uma iniciativa em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu.
Registros do passado.
O percurso da exposição, apresenta 18 painéis sobre temas relacionados a Astronomia.
Dentre as diversas imagens, da mostra Paisagens do Universo destaca-se uma, na qual é possível ver o furacão ativo no planeta Júpiter há 300 anos.
Outro destaque imperdível, é o Berçário de Estrelas que fica em uma galáxia irregular conhecida como "Pequena nuvem de Magalhães".
O efeito da luz das estrelas é incrível e mostra uma região que supera o tamanho do Sistema Solar, mas o tamanho exato, fica para ser descoberto por quem visitar.
Será possível descobrir também, o que pode gerar uma colisão entre duas galáxias e qual é a posição em que fica este “agente” que pode desencadear este tipo de ocorrência.
Mais detalhes.
Planetas e fotos de astros feitas por meio de potentes telescópios, também podem ser conferidas e são acompanhadas por descrição em áudio.
O visitante também pode aprender mais sobre as descobertas do universo que envolvem galáxias, estrelas, cometas, asteróides, buracos negros e até a Lua.
A visita virtual tem duração de cerca de 19 minutos e a audiodescrição serve para promover maior acessibilidade aos interessados.
Ficha técnica de Paisagens do Universo.
Áudiodescrição texto e voz: Jéssica Dezuani
Texto: Gabriel Giannini
Edição de fotos: Jaime Vilibor
Edição de vídeo: Thiago Silva
Augusto Damineli é o responsável pela exposição base na curadoria científica e no texto final. O design gráfico e museografia são de Miguel Paladino e a administração da Rede Brasileira IYA2009.
Você pode conferir agora Paisagens do Universo clicando aqui.
Leia a seguir:
➥ Três animes românticos para maratonar no Dia dos Namorados.
0 Comentários