Coisas que tem em Marte e você provavelmente não sabia.

© A.Hildenbrand/Geops/CNRS
 

As descobertas feitas no espaço, sempre levam a curiosidade de pessoas mais fascinadas por astronomia ou somente a de curiosos mesmo. O ponto é que este planeta de nossa Via Láctea vem sendo estudado e alguns ítens curiosos e familiares já foram vistos por lá.

Vulcão.

Uma das maiores descobertas sobre Marte e aqui no caso é a maior em tamanho mesmo, foi a descoberta feita em 1971, pela NASA do maior vulcão do Sistema Solar, o Olympus Mons (nome em latim), revelado pela sonda espacial Mariner 9.

O Monte Olimpo, visto na imagem acima, é um vulcão localizado na região chamada Tharsis Montes, no planeta vermelho e tem 600 km de diâmetro na base e 25 km de altura. Sua caldeira tem cerca de 80 km e sua lava é fluída.

Os cientistas acreditam que o Monte Olimpo trata-se na verdade, de uma ilha vulcânica devido a semelhanças com as do nosso planeta. Este aspecto seria consequencia do contato entre água líquida e lava. Esta constatação foi divulgada pelo CNRS () e também foi publicado na Earth and Planetary Science Letters.

Parece as páginas abertas de um livro, ou não parece?

Esta imagem obtida com a lente Mars Hand Lens Imager (MAHLI), localizada na extremidade do braço robótico do rover Curiosity Mars, da NASA, retrata esta rocha que tem aproximadamente 2,5 centímetros de diâmetro.

Pode parecer curioso, mas apelidaram esta pedra de "Terra Firme" e seu formato incomum, pode ter sido resultado da infiltração de água através de rachaduras em uma rocha no passado antigo, 

De acordo com os pesquisadores espaciais, depois de eras de jateamento de areia pelo vento, as rochas mais macias são esculpidas e os materiais mais duros são tudo o que resta.

NASA/JPL-Caltech/MSSS

 

O registro é de 15 de abril de 2023, o 3.800º dia marciano (aliás, um ano em Marte corresponde a 687 dias na Terra), ou sol, da missão e chega ao mundo inteiro através do incrível trabalho doLaboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, Califórnia, que lidera a missão Curiosity.

Flor no espaço? Sim! Tem em Marte!

Um artefato rochoso em formato de flor, também foi fotografado através das lentes do Mars Hand Lens Imager (MAHLI), construído pela Malin Space Science Systems em San Diego, o mesmo que fez o registro da rocha em formato de livro, acima.

E sabe qual é o tamanho desta descoberta no planeta vermelho?

É menor que uma bola de golfe, menor que uma flor de violeta e que uma moeda de um centavo americano.

NASA/JPL-Caltech/MSSS

A foto é de 24 de fevereiro de 2022, que corresponde ao 3.396º dia marciano, ou sol, da missão.

Para quem se pergunta, como pode ter sido formada, a resposta é que quando os minerais transportados pela água cimentaram a rocha, a "flor", juntamente com os artefatos esféricos de rocha foram formados.

Leia também: 

Exposição Paisagens do Universo pode ser visitada online.

Postar um comentário

0 Comentários