Três coisas para explorar no Museu Villa-Lobos.

 

Imagem: Divulgação.
 

Quem gosta de desbravar a cultura brasileira, vai se interessar por visitar o Museu Villa-Lobos, fundado na década de 60 e que fica localizado no Rio de Janeiro.

O espaço abriga um arsenal sobre o gênio musical, famoso por composições como Bachianas Brasileiras, Tocata, A Fiandeira, Segunda Sonata, Ave Maria, dentre outras.

Além do acervo, eventos e exposições temporárias acontecem no local, que também incentiva atividades voltadas para o público infantil.

Instrumentos musicais.

Os visitantes podem saber mais sobre os instrumentos musicais mais usados por Villa-Lobos, bem como os mais importantes na sua trajetória. 

Em destaque, no Museu Villa-Lobos, estão os de percussão e os instrumentos indígenas usados na orquestra, que davam um toque especial e marcante às suas obras que hoje são conhecidas e tocadas no mundo todo em festivais, apresentações privadas, concertos, etc.

Partituras.

Ver de pertinho as partituras que contém em suas linhas, as preciosas composições que encantam gerações, é uma experiência interessante não apenas para o público entusiasta, mas também para músicos profissionais.

Painéis no Museu Villa-Lobos..

Os painéis informativos oferecem informações gerais sobre a linha do tempo do músico que apresentava personalidade carismática.

Os recursos visuais, mostram as fases da sua vida, além de curiosidades relacionadas.

Aonde fica:

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, na Rua Sorocaba, 200 - Botafogo.

Funciona de segunda a sexta entre 10h00 e 18h00.

A entrada é gratuita e não precisa de agendamento.

Mas quem foi Villa-Lobos mesmo?

A contribuição de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), para a música nacional é rica e memorável. Para fazer as suas composições (que chegam a ser mais de 700), inspirou-se em vários aspectos da cultura brasileira pesquisados em viagens. Sua primeira criação musical, aos seis anos de idade, teria sido uma peça de violão que foi inspirada em cantigas de roda.

Ele foi o fundador da Academia Brasileira de Música. E o dia do seu aniversário, 5 de março, é o dia no qual se celebra o Dia Nacional da Música Clássica.

Imagem: Divulgação.

Não pode ir até lá?

Se conhecer um pouco mais os feitos deste compositor te desperta curiosidade, você pode conferir a mostra virtual Beethovianas Brasileiras, que mostra como foi a atuação do maestro na divulgação da obra de Beethoven aqui no Brasil.

Para visitar, clique aqui.

Confira também:

➥ O que você precisa saber sobre as tomadas hoje mesmo.

 

Postar um comentário

0 Comentários